Connect with us

Hi, what are you looking for?

ENTRETENIMENTO

In-Edit Brasil chega à sua 16ª edição com mais de 60 títulos

In-Edit Brasil chega à sua 16ª edição com mais de 60 títulos
Foto: Ina Boezen

O In-Edit Brasil – Festival Internacional do Documentário Musical celebra sua 16ª edição com mais de 60 títulos em exibição, além de uma ampla programação paralela. O evento acontece de 12 a 23 de junho em São Paulo, no CineSesc, Cinemateca Brasileira, Spcine Olido, Spcine Paulo Emílio (CCSP), Cine Bijou, Cine Matilha, Cineclube Cortina e inclui ainda três salas periféricas do Circuito Spcine, no CEU Meninos, CEU Perus e CFC Cidade Tiradentes.

Todas as sessões e atividades são gratuitas, exceto no CineSesc, com ingresso popular no valor único de R$ 10.

Um recorte da programação estará disponível, também de forma gratuita, nas plataformas digitais Sesc Digital, Itaú Cultural Play e Spcine Play.

O festival traz uma seleção de documentários nacionais e internacionais entre longas e curtas, incluindo lançamentos e alguns clássicos em versões restauradas. Além dos tradicionais Panoramas Brasileiro e  Mundial, o festival promove este ano o Especial Música e Máquinas, com uma série de filmes e atividades que apresentam criadores de música e dispositivos musicais eletrônicos, e conclui a programação de filmes com a Mostra Flashback, dedicada ao resgate de títulos históricos nunca exibidos pelo festival.

O evento apresenta também uma variada Programação Paralela que inclui encontros, master classes, debates, apresentações musicais exclusivas, sessões comentadas, a tradicional Feira de Vinil e, pela primeira vez, uma Feira de Livros, com centenas de títulos sobre música e cinema a preços especiais.

A cerimônia de abertura acontece no dia 12 de junho, às 20h30, no CineSesc, em sessão gratuita para público e convidados, com a première nacional do documentário Devo, de Chris Smith, sobre a icônica banda formada em 1973 que conseguiu unir crítica social e hits radiofônicos, como Whip It e That’s Good, sem renunciar a seus princípios artísticos.

Mostra Brasil

Esta seção com sete títulos destaca a diversidade musical do país com filmes como Aldo Baldin – Uma Vida Pela Música, de Yves Goulart, sobre o cantor lírico Aldo Baldin; Funk Favela, de Kênya Zanatta, sobre a presença feminina no funk paulistano; Germano Mathias – O Catedrático do Samba, de Caue Angeli e Hernani de Oliveira Ramos, sobre o sambista Germano Mathias; Moacyr Luz, O Embaixador Dessa Cidade, de Tarsilla Alves, sobre o criador do Samba do Trabalhador; Nas Ondas de Dorival Caymmi, de Locca Faria, com depoimentos sobre Caymmi; Terror Mandelão, de Felipe Larozza e GG Albuquerque, acompanhando o DJ K, um dos principais DJ’s do Baile do Heliópolis, a maior favela da cidade de São Paulo, e seu amigo MC Zero K; e Viamão, de Sérgio Pererê, Leandro Miranda e Gibran, sobre o músico mineiro Sérgio Pererê em viagem por Uruguai e Argentina, onde reencontra o grupo de percussão No Chilla.

Panorama Mundial

O Panorama Mundial também destaca outros títulos importantes, como Carlos, de Rudy Valdez, que conta a jornada do guitarrista mexicano Carlos Santana; Let the Canary Sing, de Alison Ellwood, sobre a vida da cantora Cyndi Lauper; Omar and Cedric: If This Ever Gets Weird, de Nicolas Jack Davies, sobre a amizade e a música de Omar Rodríguez-López e Cedric Bixler-Zavala, das cultuadas bandas The Mars Volta e At The Drive-in; The 9 Lives of Barbara Dane, de Maureen Gosling, uma homenagem à lendária Barbara Dane e seu legado musical e ativista; Karen Carpenter: Starving for Perfection, de Randy Martin, que mostra a trágica luta da cantora e baterista Karen Carpenter; Mutiny in Heaven: The Birthday Party, de Ian White, sobre a jornada caótica e impactante da banda pós-punk australiana The Birthday Party, liderada pela relação explosiva entre Nick Cave e Rowland S. Howard.

O In-Edit também apresenta The Legacy of J Dilla, de Esther Dere e Christopher Frierson, sobre o legado do lendário produtor J Dilla; Joan Baez: I Am a Noise, de Karen O’Connor, Miri Navasky e Maeve O’Boyle, que mergulha na vida e na carreira da influente Joan Baez; This Is a Film about The Black Keys, de Jeff Dupre, que revela a estranha e duradoura amizade por trás do sucesso da banda The Black Keys; In Restless Dreams: The Music of Paul Simon, de Alex Gibney, sobre a vida e a carreira do cantor e compositor norte-americano Paul Simon; Zef – The Story of Die Antwoord, de Jon Day, sobre o grupo sul-africano Die Antwoord; The Stones & Brian Jones, de Nick Broomfield, sobre a vida glamorosa e autodestrutiva de Brian Jones, dos Rolling Stones; Dusty & Stones, de Jesse Rudoy, uma emocionante peregrinação musical pela country music desde o Reino de Essuatíni até o Texas; e Bring Min’yo Back!, de Yuji Moriwaki, sobre a canção folclórica japonesa tradicional.

E, ainda na seção das estreias internacionais, os longas Simple Minds: Everything Is Possible, de Joss Crowley, que mostra a história pouco conhecida de uma das bandas mais populares do rock dos anos 1980; Love, Deutschmarks and Death, de Cem Kaya, sobre a evolução da música turca na Alemanha desde os anos 1960 até os dias atuais; Even Hell Has Its Heroes. The Music of Earth, de Clyde Petersen, abordando a jornada da banda Earth; Andrés Godoy: El Arte de Perder, de Sebastian Saam, com a história épica e inspiradora do músico que superou a perda de um braço para criar uma técnica musical única; La Singla, que revela a vida da lendária dançarina surda de flamenco Antonia Singla; e o premiado Peter Doherty: Stranger in My Own Skin, de Katia De Vidas, vencedor do In-Edit Barcelona 2023, um retrato íntimo de Peter Doherty e sua jornada na música.

16º In-Edit Brasil – Festival Internacional do Documentário Musical
de 12 a 23 de junho – São Paulo e Online
Programação gratuita, exceto no CineSesc, com sessões a R$ 10.
www.in-edit-brasil.com | @ineditbrasil

Salas do Festival – São Paulo

CineSesc: Rua Augusta, 2075 – Cerqueira César.
Cinemateca Brasileira: Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino.
Spcine Olido: Av. São João, 473 – Centro.
Spcine Paulo Emílio (CCSP): Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso.
Cineclube Cortina: Rua Araújo, 62 – República.gratuito
Cine Bijou: Praça Franklin Roosevelt, 172 – Consolação.
Cine Matilha: Rua Rego Freitas, 542 – República.
Circuito Spcine Perus (CEU Perus): Rua Bernardo José de Lorena, s/n – Perus.
Circuito Spcine Meninos (CEU Meninos): Rua Barbinos, 111 – São João Clímaco.
Circuito Spcine CFC Cidade Tiradentes: Av. Inácio Monteiro, 6900 – Cidade Tiradentes.

Mais Lidas

Leia também

MÚSICA

O Tomorrowland, maior evento de música eletrônica do mundo, junto com a Amazon Music, recebeu o maior prêmio de publicidade do mundo, o Webby...

MÚSICA

Rick e Renner, um das principais duplas sertanejas do país, acabam de disponibilizar em todas as plataformas digitais pela Radar Records a inédita faixa...

MÚSICA

A cantora Ice Spice lançou na última sexta-feira (10) a inédita faixa Gimmie A Light, o primeiro single oficial de seu próximo álbum de...

MÚSICA

O rapper norte-americano Eminem publicou um obituário falso para Slim Shady, que é seu alter ego. Essa atitude um tanto curiosa foi realizada algumas...